domingo, 16 de janeiro de 2011

Avançar

“O passado me ajudou a apreciar o presente, e eu não quero estragar nada disso por idealizar um futuro.” A. Hepburn


Faz alguns dias que Deus fala comigo sobre deixar o passado no passado e viver um bom presente visando um futuro de boas colheitas.

Tudo começou quando minha mãe me acordou para separar umas coisas que ela e meu pai estavam pegando para jogar fora. Ela me chamou para que eu tirasse as coisas que eu ainda ia querer para que se livrassem do resto. Até aqui, nada de anormal para vocês, mas para mim... tudo de anormal. Meus pais não fazem o tipo que tiram uma manhã inteira para fazer uma limpeza total, principalmente no "quartinho", onde ficam aglomeradas as coisas velhas. Foram caixas e caixas de coisas velhas, livros, agendas (inclusive meus diários de criança e pré-adolescente - uma vergonha - não vou nem comentar muito sobre isso, mas morri de rir de mim mesma por ter escrito tanta besteira - quem é mulher sabe do que eu estou falando).
Então, tirando essa parte constrangedora do diário que meu pai separou pra me entregar (que vergonha, de novo, mas foi engraçado), Deus começou a falar comigo sobre deixar o passado lá atrás, onde ele merece estar.

Meu pais estavam se desfazendo das coisas antigas para enfim, fazer do "quartinho" um lugar mais útil, ao invés de apenas guardar coisas velhas e empoeiradas.
Até alguns dias atrás eu fazia o tipo de pessoa que gostava de guardar tudo (cartas, fotos, bilhetinhos, papéis de bombom que eu ganhava de alguém especial, objetos que marcaram momentos importantes da minha vida, emails etc). Não que tudo isso esteja errado, ainda tenho muita coisa guardada e sou completamente a favor de todos guardarem ! Mas às vezes essas lembranças, boas ou ruins, começam a prender você no seu passado. Passam de lembranças à prisão! Uma prisão que com o tempo vai piorando, você torna-se completamente escravo do seu passado, sendo impedido de viver o presente e sonhar com um futuro melhor.

Quer exemplos?
1- Um namoro que acabou. Você tem fotos guardadas, bons momentos, boas lembranças, cartas, presentes, emails e, a parte mais difícil: você ainda gosta daquela pessoa.
Sabe querido(a), não sei o motivo do término do seu namoro, mas se terminou é porque provavelmente não estava dando certo, de alguma maneira. E se não estava dando certo, não estava edificando sua vida, não estava fazendo bem nem a você nem à pessoa com quem você estava.
E aí você diz que tenta, tenta, tenta esquecer a pessoa, mas, é bem provável que você não faça por onde. A primeira coisa que você faz é falar repetidas vezes "eu tenho que esquecer Fulano(a)", aí ora direto por isso, mas faz questão de ouvir as músicas que lembram a pessoa, olhar as fotos, ler as cartas, lembrar de tudo. E depois diz que não consegue esquecer a pessoa. Não consegue porque não quer! Está preso no passado, querendo reviver o que já aconteceu.

2- Uma grande amizade que foi "por água abaixo" por motivos sérios ou no curso natural das coisas. Novamente cartas, fotos, presentes, momentos, vídeos... E aí, o que você faz? Continua orando 24 horas por dia, todos dia pra se livrar dessa dor tão profunda que ficou no seu coração. Então, mais uma vez, você resolve ouvir as músicas, assistir aos vídeos, reler as cartas etc. Depois diz que com o tempo melhora. Claro, é óbvio que o tempo ajuda, mas se você não fizer por onde, o processo vai ser bem mais lento e doloroso.

3- Você tem um ídolo que infelizmente não é Jesus, o que te deixa completamente preso, porque Jesus liberta. Você já fez cartas enormes, conhece a família e amigos pessoal ou virtualmente, tem milhares de fotos dele e com ele, já falou com ele e tem a certeza de que ele sabe da sua existência. Mas muitas vezes você se sente tão preso(a) a ele que não consegue fazer outras coisas. Se ele for aparecer na televisão, você coloca o alarme no celular, deixa de sair com os amigos, de ir à igreja, de fazer algo mais interessante pra assisti-lo. O pior é quando ele aparece na televisão todos os dias, você deixa de viver a sua via pra vê-lo na televisão, vivendo a vida dele. Se ele é do tipo que faz shows e você não consegue comprar o ingresso, você chora, faz um escândalo até conseguir. Quando consegue comprar o ingresso, não é o suficiente, então você faz de tudo para entrar no camarim, tirar fotos, dizer pelo menos um "oi", enfim... você surta!

4- Você quer avançar pessoal e profissionalmente, mas não consegue por causa de um trauma, ou preguiça mesmo! Se foi um trauma ou algo do tipo, procure ajuda (um aconselhamento com uma pessoa de Deus e mais experiente que você seria uma boa), se é preguiça ou medo de dar um passo adiante, um passo que pode mudar sua vida completamente, seja determinado! Não fique pensando no que já aconteceu, se poderá acontecer de novo. Ponha isso em oração, seja forte e corajoso, avance confiante em Deus e em si mesmo, pense nas bênçãos que estão por vir.

Talvez você tenha se identificado com algum desses exemplos, ou quem sabe todos!
Se você se identificou  ou tem uma história parecida com pelo menos um dos exemplos acima, pode saber que está preso no passado. Mas existe solução: Jesus, claro. Algumas atitudes que você decidir tomar, ainda que possam ser dolorosas no início, vão ajudá-lo a avançar e se desprender do seu passado.
Não estou afirmando que isso vai dar certo com todas as pessoas que fizerem isso, mas tenho certeza de que vai ajudar de alguma maneira. Assim espero.

Alguns namoros, amizades ou ex-futuros-namoros acabam "bem" e outros não. Se o seu acabou bem, mas você ainda gosta da pessoa, é melhor que você "dê um tempo" de msn, ligações, contato diário, ver fotos, ouvir músicas.. qualquer coisa que te faça lembrar essa pessoa. Se o seu namoro infelizmente não acabou de uma maneira amigável e você ainda gosta da pessoa, mesmo magoado (a), é melhor se "livrar" de tudo: fotos, cartas, presentinhos, números de telefone, e-mail etc. Por que esse exagero, Bia? Porque você vai sofrer sempre que for ler cartas, ouvir músicas, ver a pessoa online no msn, ficar vendo o número dela no celular, querendo ligar, mas sabendo que não pode ou não vai dar certo... enfim, por N motivos. Mas que fique bem claro que eu não estou obrigando ninguém a fazer isso, estou apenas dando opções de escolha.

Se o seu caso é de fã e ídolo, sinto muito, mas você precisa se libertar disso com urgência! Por que? Porque mais cedo ou mais tarde vai começar a piorar. E você sabe que isso é verdade! Comece parando de "curiar" os perfis das redes sociais dele, apague TODAS as fotos dele do seu computador, tire as fotos do seu quarto, jogue fora cartas que não foram entregues, enfim, faça de tudo para deixar de pensar nele 24 horas por dia, se não você não vai ter vida, vai apenas existir pra dar audiência ao seu ídolo. Sim, estou sendo radical aqui porque é preciso! Se você continuar insistindo em ser fã demais de alguém que não seja Deus, você vai perder um bom tempo da sua vida e quando esse tempo tiver passado, você vai ficar frustrado e sem poder voltar no tempo.

Mais uma dica: não passe o dia inteiro orando ou pensando em esquecer essa pessoa, porque você não vai esquecer nunca só pensando nela. Ore, clame a Deus com sinceridade e espere que vai acontecer. Não queira ser Deus e fazer tudo acontecer como você quer.

Muitas vezes é doloroso e quase impossível fazer tudo o que eu disse, mas depois passa. A coragem muitas vezes falta, mas quando ela vier, não espere que ela se vá novamente. Aproveite o momento e se desfaça de tudo o que prende você ao seu passado. Querido, entenda, eu não estou dizendo para você se desfazer de tudo do seu passado, porque nem tudo faz mal, mas se desfaça apenas do que não é saudável para você, do que impede você de seguir em frente! Pode não ser nada do que eu falei acima, mas se algo no seu passado o impede de avançar, se desfaça com urgência para que você consiga prosseguir.

Se o tempo ajuda, coopere com ele para que a dor passe mais rápido. Troque mágoas por perdão e viva de novo. Desprenda-se do que está escravizando você: o seu passado! A chave das algemas está nas suas mãos, é uma escolha sua: continuar preso ou ser livre pra crescer.

O tempo é um ótimo remédio, mas a cura e libertação completas vêm de Deus.

- João 8.32
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

- João 14.6

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
- João 8.36
Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

- Filipenses 3. 13,14
Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.


Com amor,


Em Cristo Jesus,


Bia Aragão.


*Para meditar: Meu alvo - Kléber Lucas

9 comentários:

  1. acho que tem tudo haver eu acrescentar um versículo:
    2COR 5:17 diz: Assim que, se alguém está em Cristo nova criatura é, as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo.

    ótimo texto Bia, vamos nos livrar do passado que não nos faz bem.

    ResponderExcluir
  2. Eu quero TANTO ter coragem... Vc sabe disso, né?
    Mas e as fotos que eu demorei e lutei tanto pra conseguir? Jogar tudo fora é muito doloroso. Eu lutei, lutei, lutei pra nada?
    Eu preciso fazer só isso pra que Deus comece a agir na minha vida e então eu ter uma vida boa!
    É diícil, mas é preciso...
    Te amo, amiga!

    ResponderExcluir
  3. Bia, demorei mais terminei...texto excelente, muito bom mesmo.Nao ha como ninguem naose identificar. Acho ate que Deus nos permite passarmos porexemplos como os ditos no texto para ele mostra-se para nos. Ele esta disposto a criar um novo presente, diferente daquele que nos acreditavamos no passado. Ele 'e bem maior do que nossas lembracas. Obrigado Senhor pelo Teu amor em minha vida. Bia ,muito bom, que Deus continue sempre te usando e tambem aqui na internet com seu blog e com o testemunho da sua vida.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, por acaso vi uma frase sua no twitter de um RT e acabei vendo seu perfil la, e vim dar uma olhada no seu blog, e achei mto legal vc falou tudo ai nesse post,

    ''Mais uma dica: não passe o dia inteiro orando ou pensando em esquecer essa pessoa, porque você não vai esquecer nunca só pensando nela. Ore, clame a Deus com sinceridade e espere que vai acontecer. Não queira ser Deus e fazer tudo acontecer como você quer.''

    tem 4 meses q acabou meu namoro, e no mês seguinte já queimei tudo q tinha,isso de guardar coisas é se prender ao passado mesmo, e não compensa, e só Deus pra curar mesmo. gostei de teu blog, só qé meio diferente do seu é de tirinhas.
    eu tbm tenho um se quiser visita la:
    http://tirinhaspequenomundo.blogspot.com/
    bjos

    ResponderExcluir
  5. ops, corrigindo minha ultima fala:

    gostei de teu blog,
    eu tbm tenho um se quiser visita la:
    só qé meio diferente do seu é de tirinhas.

    http://tirinhaspequenomundo.blogspot.com/

    agora sim, heheh
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Muito massa o post Bia! Glória a Deus pela Tua Vida! \o/ a música que indica é outra muito perfeita! [INDICOESSEBLOG.COM] hehhehehe

    ResponderExcluir
  7. Tive esse pensamento esses dias de deixar o passado e viver o presente em diante.se alguém está em Cristo nova criatura é, as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo.

    Seu texto me ajudou a refletir.
    Deus te abençoe mais e mais.

    ResponderExcluir
  8. Esquecendo-me das coisas que pra trás ficam, avanço até as que diante de mim estão... Fp 3:13 é legal como Cristo sempre propõe-nos repaginar nossa existência, e sequer pergunta o que fizemos... Jesus ama-nos bem muitão e fortão!!
    heheheheh
    Belo post!

    ResponderExcluir
  9. http://www.sbb.org.br/interna.asp?areaID=71

    uma Bíblia para você.

    ResponderExcluir